É comum ouvir de jovens que estão em busca do primeiro emprego a seguinte pergunta:
"O que eu coloco no meu primeiro currículo? Eu nunca trabalhei, não tenho experiência."
Pois bem, saiba que nunca ter trabalhado em um emprego formal não é sinônimo de “não ter experiência”.
Seu currículo é a sua primeira chance de se apresentar para um recrutador cujo objetivo é viabilizar uma entrevista. Você precisa dizer quem é você, o que já fez ou o que faz bem. Dessa forma, diversas atividades contam como experiência e podem ser incluídas no seu currículo tais como trabalho voluntário, participação em um grupo de escoteiros ou um projeto extra da faculdade.
Se você quer montar um primeiro currículo atrativo siga as dicas abaixo.
Parte I do Currículo- Informações Pessoais
Na parte de cima do seu CV, de forma objetiva, você precisa colocar seu nome completo, idade, estado civil, cidade onde mora e estado, telefone e e-mail. E só!
Dica M4Young #1 – Não precisa colocar endereço nem número de documentos como RG ou CPF.
Dica M4Young #2 – Não coloque sua foto a não ser que o recrutador ou edital da vaga solicite.
Dica M4Young #3 – Cuidado com endereços de e-mail informal demais como “aninhalinda@gmail.com”. É serio, pega mal! Afinal, você está começando sua vida profissional. Por isso, nossa sugestão é que você crie um e-mail com seu nome e sobrenome – se ainda não tem.

Exemplo da Parte I – M4Young
Parte II - Objetivo Profissional
Muitas pessoas subestimam a importância deste pequena parte em um currículo. No entanto, ela é essencial para despertar o interesse do recrutador em continuar analisando o conteúdo do seu currículo.
Esta parte deve ser personalizada de acordo com a vaga para qual você vai mandar o currículo. Você está na faculdade buscando um estágio? Pode escrever algo como “Estágio Profissional na área de Engenharia de Produção”. Da mesma forma, se estiver no ensino médio, pode então colocar “Aprendiz Administrativo”, ou “Assistente Técnico”.
Dica M4Young #4 – Este não é o momento de escrever um parágrafo bonito sobre você, sobre seus sonhos de aprender ou colaborar com uma equipe. Quanto mais direto você for, melhor!
Parte III - Formação
Chegou o momento de falar sobre o que você estuda ou estudou. Se você estiver cursando uma faculdade, dispense informações sobre o colégio – a não ser que tenha feito curso técnico como SENAI ou CEFET. Coloque os cursos ordenados da mais recente para a mais antiga. Não esqueça de mencionar o ano de início, conclusão ou previsão de conclusão.
No entanto, se você ainda está no Ensino Médio, deve colocar onde está estudando.
DICA M4YOUNG #5 – Cite suas principais realizações na faculdade. Participou de algum projeto ou concurso? É Representante de turma? Qualquer experiência que te diferencie dos outros é válida.
Parte IV - Idiomas, Informática e Outros Cursos
Inclua qualquer habilidade relevante que poderão ser utilizada no emprego. Idioma e nível de conhecimento, habilidades com Excel, heavy user das redes sociais, entre outros.
Parte V - Experiências Complementares ou Extensão Cultural.
Se você – mesmo quando criança – participou de um grupo de escoteiros, ou de leitura, ou faz algum trabalho voluntário, vale muito a pena mencionar. Não só escreva o que você fez, mas o que aprendeu com essa atividade e como ela foi importante para o seu desenvolvimento.
Como resultado, seguindo essas dicas você pode criar um primeiro currículo bastante atrativo, que mostra que você é interessado e pode ser um bom candidato.